Antes de mais nada gostaria de confessar que me surpreendi com o teste comparativo, achava que a CB300
com novo motor e mais potente, visual moderno, agressivo e atraente, dispararia diante da Yamaha Fazer 250 com seu visual ultrapassado e conservador; mas não foi bem assim.
Os pilotos foram eu (Marcos Branco) á esquerda e Renato Vecchio á direita; decidiram pegar a estrada partindo de São Paulo Capital para litoral nesta primeira etapa mesmo debaixo de chuva, e depois na pista Desempenho:
Vou logo relatar que a CB300 com quase 4 cv de potência a mais que a Fazer 250 bateu 153Km/h no painel na descida e abaixado (não chegou no limitador), contra os 150Km/h da Fazer 250 cortando no limitador nas mesmas condições.
A CB300 com seus quase 7Kg á mais e com apenas os 4 cavalos mais potente me levou a realizar testes de arrancada, retomada... pois todos falam do maior torque do motor, etc.... e me surpreendi mais uma vez.
O torque maior e mais potência da CB300, pilotando (Marcos Branco) com 88Kg contra Renato com seus 73Kg não foi suficiente para CB300 andar na frente da Fazer em nenhuma situação, seja arrancada, retomada ou velocidade final. Repetiram várias vezes este teste para não relatar bobagens para vocês, inclusive trocando de moto. Bem, a conclusão é a seguinte, quem for mais leve (+- 15Kg) da pau na outra, seja qual estiver pilotando
Na estrada as duas são muito boas e equivalentes entre si, com velocidade cruzeiro de 120Km /h chegando a 130Km/h facilmente e no plano não passavam de 140Km /h.
O consumo na estrada, a Fazer 250 fez 25,50Km/l, contra 24,3Km/l da CB300.
Dinamômetro:
Fazer 250 | CB300 |
Potência máxima no motor 22,3cv á 7.146 RPM Potência máxima na roda 19,5cv á 7.016 RPM Torque de 2,4Kgm á 6.234 RPM Velocidade máxima no dinamômetro 150Km/h á +-9.500Rpm | Potência máxima no motor 26,6cv á 7.488 Rpm Potência máxima na roda 23,0cv á 7.7351 Rpm Torque de 2,9Kgm á 6.077 Rpm Velocidade máxima no dinamômetro 165Km/h á +-9.500Rpm |
No Trânsito: A Fazer250 ganha fácil em congestionamento, apesar de mais maleável a CB300.
O que pega na CB300 é a posição do escapamento. Note quando for costurar com transito parado (ZIG ZAG) a ponteira de escapamento toca no pára-choque dos carros, isso acontece algumas vezes, que me leva a analisar este item. Cheguei a conclusão que a ponteira fica muito para fora da linha das pedaleiras.
Câmbio:
Para quem metia pau das 5 marchas da Fazer250 e se gloriava com a Twister com suas 6 marchas.... CB300 vem com 5 marchas também
Câmbio:
Para quem metia pau das 5 marchas da Fazer250 e se gloriava com a Twister com suas 6 marchas.... CB300 vem com 5 marchas também
Cheguei a uma conclusão neste quesito; a CB300 não precisa da 6° marcha, mas a Fazer 250 precisa. Nos testes a Fazer cortava (limitador) na descida a 150Km/h e se tinha uma 6° marcha acredito que passaria a marca dos 153Km/h alcançado pela CB300 e bateria em velocidade final nesta circunstância. Mas a Fazer tem solução, só colocar pinhão com 1 dente a mais, isso já alongaria a relação e faria mais econômica.
A relação corrente, coroa e pinhão da CB300 faz um barulho que as vezes chega a incomodar; da Fazer 250 é silenciosa.
Já o motor da Fazer é barulhento, faz barulho estranho, já da CB vibra um pouco não chegando á incomodar
A relação corrente, coroa e pinhão da CB300 faz um barulho que as vezes chega a incomodar; da Fazer 250 é silenciosa.
Já o motor da Fazer é barulhento, faz barulho estranho, já da CB vibra um pouco não chegando á incomodar
Os dois câmbios são precisos, mas a maciez do cambio da CB300 é sensacional, como características das motos Honda, da Fazer achei pouco dura a alavanca.
Suspensão:
CB300 – É calibrada esportivamente, acompanhando o estilo da moto. Isso se traduz num ótimo desempenho nas curvas, chegando a raspar a bota com facilidade.
Suspensão:
CB300 – É calibrada esportivamente, acompanhando o estilo da moto. Isso se traduz num ótimo desempenho nas curvas, chegando a raspar a bota com facilidade.
Chão estava molhado, caso deu chão mesmo....
Fazer250: É muito boa e macia, possui regulagem no amortecedor traseiro, muito útil para os mais pesados, dando possibilidade de endurecer a mola, com isso evitando a suspensão dar batente..
Conforto:
Conforto:
Nesse quesito deixa um pouco a desejar em viagens, banco poderia ser mais macio e mais largo, pelo menos dianteiro. Na cidade é muito boa. Gostei da posição e altura do guidão. A posição de pilotagem é gostosa onde você veste a moto com perfeição em todas as circunstâncias.
Super confortável, tanto para piloto, como garupa; a pilotagem é mais ereta e o banco macio e largo, evitando o formigamento do bumbum em viagens em distancias médias. Na cidade é muito boa para quem trabalha na rua.
Freios:
CB300 com ABS: Nos testes se mostrou muito eficiente, começa a 40Km/h numa pista de asfalto com areia, claro que pensa"ou funciona ou chão", e funcionou perfeito, apertando somente o freio dianteiro com vontade e o sistema de freio cumpriu seu papel muito bem, nesta circunstância mantem a moto em linha reta, pois se tentasse desviar a trajetória iria para o chão com certeza.
No chão de paralelepípedo molhado também foi feito testes e funcionou muito bem. Em velocidades mais elevadas como á 130Km/h , e além de uma potência de freada muito grande manteve a moto bem equilibrada, dando chance a fazer desvios de emergência. Para quem não sabe, o sistema de freio com ABS, faz uma vibração quando entra em ação, no efeito de trava e solta.
Fazer250: Freio dianteiro muito borrachudo, sendo ineficiente em altas velocidades, claro que a moto não foi feita para isso, mas foi testado no limite de tudo, com isso pode passar exatamente os limites da moto, no dia dia o freio é bom e suficiente.
Freio Traseiro: no sentido de eficiência, muito bom, mas sendo a tambor, já está ultrapassado, não cabe mais em uma moto de 250cc.
OPS: lembrando que a CB300 sem ABS, o freio é tambor e tendo a mesma opinião.
OPS: lembrando que a CB300 sem ABS, o freio é tambor e tendo a mesma opinião.
Painel:
CB300
Fazer 250
CB300: Moderno e atual, é integrante da esportividade da moto. Traz marcador de combustível, velocímetro digital, contagiros analógico, relógio, hodômetro total e parcial, luzes espia para os piscas, farol alto, neutro e ABS.
Fazer250: O painel de instrumentos tem dois mostradores análogos - velocímetro e contagiros - e um display de cristal liquido multifuncional. Bem conservador.
Iluminação:
Iluminação:
CB300: Design moderno e agressivo é muito bom. Utiliza lâmpadas 55/60W que cumprem o papel dando mais segurança nas estradas e locais sem iluminação, na traseira a lanterna também acompanha estilo da moto.
Fazer250: Farol redondo meio ultrapassado, deveria ter uma lâmpada mais potente, muito fraco no geral
gostei muito dessas comparaçoes,mas tenho que dizer que tenho uma Fazer 250,e so consegui chegar aos 150km/h engarupado,sozinho fui somente ate os 140km/h, e acho se fosse possivel tirar ou pelo menos trocar esse limitador de giros da Fazer seria uma moto completamente diferente,ate mais um pouco mais agreciva.
ResponderExcluirBom .eu ja tenhu uma fazer250 modelo 2012...kkkk..vc pode nao acreditar ela esta com 6000km rodado.quando ela estava com apenas 700km ela pegou 151km/h.eu estando sozinho na moto...esse modelo novo e muito mais forte e mais agtessiva que a antiga...nao fica adesejar em nada..ela te da o que vc precisa.da um pau bom a cb 300..HA ELA AMACIADINHA ELA PEGA 156KM/flw abraç......
Excluirola pessoal olha o video que achei legal na internet https://www.youtube.com/watch?v=BflGNJa3ZFE
ResponderExcluirTenho uma fazer 2008 e ela pega 150 facilmente, consigo ir a 140 reta e 130 subida.
ResponderExcluirDetalhe, a minha é original, então conta muito de quem amacia
Tenho uma fazer 2008 e ela pega 150 facilmente, consigo ir a 140 reta e 130 subida.
ResponderExcluirDetalhe, a minha é original, então conta muito de quem amacia
Tenho fazer250 2007 ja colei o painel duas vezes agora nao consigo mais
ResponderExcluirDeve ser discos de embreagem gastos
Tenho uma fazer250 09...hoje tá com 30mil redondo e já peguei 153km/h nela tbem...com motor cortando nessa velocidade...
ResponderExcluirEu tinha uma fazer 2008 com os kits da 2012 ela batia fácil 140, o limite foi 153 kmh
ResponderExcluirEu tenho uma fazer 2008 e facilmente bate 140kmh com garupa eu peso 86kg e minha esposa 70kg,na reta com um pouco de vento nas costas já cheguei a 145kmh com garupa.Sem garupa facilmente eu chego a 145kmh na reta e com vento um pouco nas costas cheguei a 155kmh.Na descida bem inclinada eu já cheguei a 160kmh sozinho e com garupa 150kmh.Minha moto é original e está com 73km.vale muito a superfície e condições de amaciamento,a 120kmh média de consumo 24l de 130kmh a 140kmh consumo 21l de 100kmh para baixo consumo cheguei a 30l por km
ResponderExcluirTinha uma 2008 preta zero km e pegava fácil na descida 155 até o corte e sobrava motor acredito que uma sexta marcha deixaria giro mais baixo e numa descida talvez chegue a 160.
ResponderExcluirTenho uma 2008 com manutenções sempre em dia e 90% de peças originais ou substituídos por originais, quero fazer uma viagem até o Atacama, será que a moto aguenta? Tem mais de 90.000km e indo para 13 anos de uso mas sempre se mostrou valente e quase nunca apresentou problemas. Devo arriscar?
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